29/10/2016

USE Intermunicipal do Circuito das Águas participa de debate sobre Educação, uma das rodas de conversa do 17º Congresso Estadual de Espiritismo

A cidade de Itapira recebeu na tarde do dia 29/10/2016 uma prévia do que serão as Rodas de Conversa previstas no Congresso Estadual de Espiritismo, em junho de 2017. O evento, realizado na sede do C. E. Luiz Gonzaga, foi iniciativa da USE Estadual, com apoio da USE Municipal de Itapira e USE Regional Mogi Mirim.

Como já ocorrera anteriormente em Limeira e na Capital, o encontro foi coordenado pelo professor Marco Milani, diretor do Departamento do Livro e membro da Comissão Organizadora do Congresso Estadual, e contou desta vez com ajuda de mais um facilitador, o expositor Sandro Cosso, do C. E. Allan Kardec, de Campinas e membro da USE Regional Campinas.. 

A Prévia — abordando o tema “O desafio de Educar, além de Instruir” — atraiu dirigentes e colaboradores locais e de outras cidades como Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Lindoia, Serra Negra, Campinas, Guarulhos e São Paulo. Com argumentação clara e envolvente, os expositores trouxeram para o debate os  principais aspectos que favorecem ou desfavorecem o processo educacional na casa espírita e em toda a sociedade brasileira, que é o analfabetismo funcional. 

E exatamente como se espera que seja uma roda de conversa, o debate transcorreu aberto e esclarecedor, com ativa interação entre os participantes, o que fez com que alguns tópicos relevantes fossem proveitosamente aprofundados, além de terem sido identificados e registrados outros aspectos para continuarem a ser discutidos no Congresso Estadual. 

Repercussão

Ao final do encontro, a sensação geral foi de que eventos dessa natureza devem ser repetidos com mais frequência na casa espírita. “A discussão apontou elementos fundamentais para que o Espiritismo possa, efetivamente, atuar na melhoria dos indivíduos”, observou Onivaldo José da Silva, de Guarulhos, que viajou a Itapira, acompanhado da esposa, especialmente para participar do encontro.

José Carlos Bueno, presidente da USE Regional de Mogi Mirim, sugeriu que esse e outros temas do Congresso fossem repetidos na região futuramente, no que foi apoiado pelo colega Caio Marcus Rebello Mello, presidente da USE Intermunicipal do Circuito das Águas.